domingo, 10 de março de 2013

Aula 6 | Sólidos Platónicos - octaedro e icosaedro (AutoCAD)



Aula 6 | 8 de Março de 2013

Nesta aula foi a minha vez de ficar lá à frente na mesinha do professor pelo que não consegui tirar print screens do processo, contudo tem a explicação em vários passos. 
Continuámos a desenhar em Autocad mas desta vez os sólidos foram ainda mais complexos! Desenhámos um octaedro - constituído por 8 faces triangulares, 12 arestas e 6 vértices, e um icosaedro - constituído por 20 faces triangulares, 30 arestas e 12 vértices.


Exercício 6 - Octaedro


Como fazer:


1 | Criar layer octaedro - cor 4. 

2 | Comando POLYGON para desenhar o quadrado da face inferior. Número de faces = 4. Edge - 0,0 ; 1,0 ; 1,1 ; 0,1.


3 | Comando UCS para mudar duas vezes os eixos coordenados (UCS - z - 45 / UCS - x - 90). 

4 | Comando VP para vermos o desenho do ponto de vista do observador - X Axis: 315 e XY Plane: 35 - OkComando VPORTS - Four: Left ; Setup 3D - Ok.

5 | Comando CIRCLE com centro no vértice do quadrado que se encontra mais à esquerda. Raio = 1. Fazer o mesmo para o vértice mais à direita.

6 | Comando UCS - Enter - Enter para voltarmos a ter os eixos na posição original.

7 | Para desenhar duas das faces do sólido: Comando 3DFACE - ponto inferior de intersecção das duas circunferências (clicar) - vértice mais à direita do quadrado (clicar) - vértice inferior do quadrado (clicar)ponto superior de intersecção das duas circunferências (clicar) - outra vez vértice mais à direita do quadrado (clicar)Enter.

8 | Comando SHADE para verificar.

9 | Apagar o quadrado inicial e as duas circunferências.

10 | Comando ARRAY - seleccionar as duas faces triangulares - polar - seleccionar o vértice do topo - 4 - 360) para concluir o sólido.

11 | Comando SHADE  e o octaedro está pronto!





Exercício 7 - Icosaedro


Como fazer:


| Criar layer icosaedro - cor 6 (magenta). 

2 | Comando POLYGON para desenhar um pentágono. Número de faces = 5. Edge - 0,0 ; 1,0.

3 | Comando POLYGON para desenhar dois triângulos.

4 | Comando UCS - y - 90. Comando CIRCLE para desenhar uma circunferência com centro no midpoint de um dos triângulos (r= midpoint até vértice oposto).


5 | Comando UCS - 3p - @0,0,100. Comando CIRCLE para desenhar a segunda circunferência pelo mesmo processo da anterior.

6 |  Comando UCS - Enter - Enter para voltarmos a ter os eixos na posição original.



7 | Comando 3DFACE para desenhar uma das faces do sólido. Para confirmarmos que a face ficou num plano basta usarmos o comando SHADE e vemos se a face fica totalmente pintada de magenta (com esta face feita podemos apagar toda a restante construção que já não será necessária).

8 | Comando ARRAY - polar - ponto superior de intersecção das duas circunferências - seleccionar o triângulo - 5 - 360 para construir a parte superior do sólido.

9 | Apagar uma das faces já feitas. Comando UCS - 3p para rodar os eixos coordenados.

10 | Comando ARRAY - selecionar face - vértice inferior esquerdo - 5 - 360 para fazer mais uma parte do sólido.

11 | Comando UCS - Enter - Enter para voltarmos a ter os eixos na posição original. Vai-se rodando os eixos até se conseguir concluir o sólido.

12 | Comandos UCS, ARRAY e SHADE para concluir o sólido.






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